Coldplay

Os Coldplay geriram bem as expectativas. X&Y é um dos álbuns mais esperados dos últimos tempos e se a sua carreira não fosse razão suficiente para que isto acontecesse, eis que os Coldplay prometem algo de muito diferente com este álbum. Uma mudança! O álbum de referência! Até pode nem ser bem assim. Mas o resultado é já perturbante. “Speed of Sound” está a ter um sucesso enorme e só muito dificilmente X&Y não seguirá pelo mesmo caminho. Mas, eventualmente, isso até poderá acontecer.

Os Coldplay, inicialmente chamados Starfish, formaram-se em 1998 e mantêm ainda os mesmos elementos:
– Chris Martin (voz, piano, guitarra)
– Jon Buckland (guitarra)
– Guy Berryman (baixo)
– Will Champion (bateria)

O primeiro EP dos Coldplay é lançado em 1998 e, inicialmente, a banda começa a gravar com o intuito de fazer somente uma maquete. Mas já durante as gravações, adoptam a ideia de editar o EP (suportando eles mesmos os custos). Oferecem a amigos e enviam para as editoras. Sobram poucos.
O Safety EP é, neste momento, muito difícil de encontrar à venda (e caso isso aconteça… só em segunda-mão).

O segundo e terceiro EP são editados em 1999. Brothers & Sisters (com um single homónimo que chega a passar nas rádios britânicas e que seria, mais tarde, introduzido no alinhamento da banda sonora da série americana Roswell) sai em Abril e serve como rampa de lançamento para os Coldplay que assinam, depois disso, um contrato com a Parlophone. The Blue Room EP é o primeiro disco da banda editado pela Parlophone.

O primeiro LP da banda surge em 2000. Parachutes lança definitivamente os Coldplay na cena musical internacional com hits como “Yellow”, “Trouble” e “Don’t Panic”, garantindo-lhes uma subida vertiginosa e uma posição entre as bandas de renome internacional.

A Rush of Blood to the Head (2002), o segundo LP, lançado dois anos depois, consagra os Coldplay como uma das melhores bandas à escala planetária. Num pop rock agradável a mais pessoas do que é habitual, a banda britância dá-nos a conhecer “Clocks”, “The Scientist”, “In My Place” e “God Put a Smile Upon Your Face” como singles e parte em digressão pelo mundo fora.

Fruto desta digressão, nasce Live 2003, contendo um DVD com um concerto e um documentário intitulado “Tour Diary”, sobre a digressão da banda. Acompanhado por um CD, esta gravação de elevada qualidade dá a conhecer a todos os que não puderam estar presentes em nenhum concerto (inclusivamente, a todos os que não foram ao concerto que a banda deu em Janeiro de 2003 em Portugal) os Coldplay em palco.

O interregno de dois anos que se segue a este lançamento só ajuda a despertar ainda mais o interesse das pessoas para o álbum que se segue. No dia 18 de Abril de 2005, surge nas rádios o primeiro single “Speed of Sound”.

O álbum é editado a 6 de Junho de 2005.

Filipe Marques

Anúncios

~ por hiddentrack.net em 5, Junho, 2005.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: