Franz Ferdinand

Está aí o novo álbum da banda revelação de 2004.

A cidade de Glasgow propiciou o encontro entre Alex Kapranos e Bob Hardy, respectivamente o vocalista e baixista dos Franz Ferdinand, que se conheceram em 2001 e decidiram começar a tocar juntos. Mais tarde, a eles juntaram-se Nick McCarthy na guitarra e Paul Thomson na bateria.

A banda baptizou-se de Franz Ferdinand, o nome de um arquiduque austro-húngaro cujo assassínio provocou o início da Primeira Guerra Mundial, e começou a ensaiar num armazém abandonado. Nesse local, a que chamaram The Chateau, começaram a criar músicas repletas de energia, de inspiração retro, deixando um papel preponderante para a arte, já que tinham frequentado a Glasgow School of Art.

Em 2002 os Franz Ferdinand gravaram um EP, intitulado Darts of Pleasure, e assinaram pela editora Domino no ano seguinte. A partir daí tudo se sucedeu rapidamente. O êxito do single “Take Me Out” abriu o caminho para o lançamento do álbum de estreia homónimo em Fevereiro de 2004. O videoclip deste tema valeu-lhes um prémio MTV e uma popularidade crescente. Seguiu-se uma intensa promoção do álbum que trouxe a banda pela primeira vez a Portugal, no palco do Festival Sudoeste do ano passado.

Os Franz Ferdinand conquistaram o prestigiado Mercury Prize em 2004 e voltaram a Portugal já este ano para actuarem no Lisboa Soundz, onde apresentaram algumas das músicas do seu segundo disco –You Could Have It So Much Better – que chega aos escaparates neste Outono.

Carla Reis

Anúncios

~ por hiddentrack.net em 29, Setembro, 2005.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: