Xiu Xiu – Life and Live

Desde que ouvi Xiu Xiu pela primeira vez, pela mão de uma amiga que me apresentou o belissímo “A promise”, sabia que estava diante de um som quase único, inquietante, melancólico e esquizofrénico. Mesmo assim, surgiu a pergunta: o que tem esta banda assim de tão espectacular? Jamie Stewart, tem um Jamie Stewart e isso chega para ser diferente.

A mente de Stewart está por detrás dos Xiu Xiu; a sua voz, delicada e despreocupada, transforma qualquer melodia instrumental numa tempestade de sentimentos, numa autêntica catarse, é violento, desolador mas ao mesmo tempo apaixonado e romântico.

Life and Live (2005) é uma colecção de registos ao vivo durante uma digressão a solo feita com  Devendra Banhart e excertos do EP Fag Patrol (2005). Minimal no que respeita a instrumentos, este registo consegue mostrar toda a beleza das canções de Stewart – acompanhado na maior parte dos temas só pela sua guitarra que esboça apenas algumas notas soltas que se perdem facilmente no ar. É a voz de Stewart que realmente mostra toda a beleza da sua composição, cantando com sentimento e sinceridade.

Xiu Xiu em disco soa algo diferente deste registo, mas o que se consegue captar tanto com a banda como a solo é a beleza gráfica das suas canções que nos absorvem desde o início ao fim, nos tocam por dentro e rasgam à medida que a voz cresce e se torna angustiante ao ponto de deixar-nos inquietos e à beira de um ataque de nervos. “Sad Pony Guerrilla Girl”, “Jennifer Lopez” e “20,000 Deaths for Eidelyn Gonzalez, 20,000 Deaths for Jamie Peterson” são um belo exemplo disso, todas elas emanando ódio, raiva, amor e desilusão.

Life and Live não é um disco para qualquer um, está ao alcance de todos mas infelizmente apenas chega e toca a alguns, um disco para fãs, para quem aprecia realmente a banda em todos os seus aspectos.

Um belíssimo registo que nos faz pensar e que traz ao de cima todas aquelas pequenas memórias que estavam escondidas bem lá no fundo. Para ouvir com tempo escuro e chuvoso, em casa e às escuras.

8/10 | Sérgio Lemos

Anúncios

~ por hiddentrack.net em 1, Novembro, 2005.

 
%d bloggers like this: