Placebo – Once More With Feeling (Singles 1996-2004)

Um ano após a edição de Sleeping With Ghosts, o trio britânico decidiu-se pela edição de uma compilação dos singles da banda. Uma designação diferente de best of, até porque no caso concreto dos Placebo faltariam nesta compilação algumas músicas como “Ask For Answers”, “Passive Aggressive” e a própria “Sleeping With Ghosts”. Além do mais, best of soa sempre um pouco a edição de final de carreira, o que não parecia ser de todo o caminho dos Placebo.

Pouco há a dizer de Once More With Feeling. O álbum está cronologicamente ordenado e procurou abordar os quatro trabalhos da banda de forma igual, e o resultado final foi bastante positivo. Once More With Feeling é uma cuidada amostra do trabalho dos Placebo, onde se pode escutar claramente a evolução da banda desde o embrionário Placebo ao determinado Sleeping With Ghosts, até à altura o último trabalho de originais do trio.

O grande destaque do álbum vai para “Without You I’m Nothing”, por ter sido incluída a versão que a banda gravou com David Bowie, ao invés da originalmente gravada para o segundo álbum da banda, editado em 1998. É o ponto alto da compilação, por juntar duas vozes distintas que encontram um ponto de harmonia inebriante.

A este tema junta-se a versão em francês de “Protect Me From What I Want” – aqui “Protège Moi”, do álbum Sleeping With Ghosts. A versão francesa do tema torna-se bem mais envolvente que a original, com a voz de Brian Molko a ganhar um tom estranhamente sedutor.

O trabalho inclui ainda dois temas inéditos – “I Do” e “Twenty Years” que espelham um pouco toda a carreira dos Placebo, quer pela temática algo misógina de “I Do” como pela prórpria sonoridade explorada nos dois temas, que são exemplos das duas vertentes mais exploradas pela banda – uma certa energia febril e uma melancolia mais arrastada.

Em suma, Once More With Feeling serve de facto como uma boa amostra daquilo que os Placebo haviam feito nos oito anos que o registo abarca, e é um excelente primeiro contacto para quem passou ao lado do trabalho do trio.

8/10 | Susana Jaulino

Anúncios

~ por hiddentrack.net em 4, Março, 2006.

 
%d bloggers like this: