The Life and Times / Nueva Vulcano – Split CD

lifeandtimesnuevavulcano-splitA questão que se coloca nos segundos que antecedem o fim do split editado pelos The Life And Times e os Nueva Vulcano é: o que têm as duas bandas em comum que as pudesse juntar no mesmo trabalho? Resposta complicada, decerto que não está em nada do que se passa no referido trabalho.

O split é composto por seis músicas, três faixas de cada banda, e as honras de abertura concedidas ao trio norte-americano foram o primeiro tiro ao lado. A primeira faixa, “My parade”, mostra um cenário dos The Life And Times diferente do que se encontra nos dois temas seguintes. Este é também o tema mais próximo do trabalho anterior da banda, Suburban Hymns. Trata-se aliás de uma remistura do tema “Muscle cars”, presente no referido trabalho.

As faixas seguintes, com destaque para a versão do tema “Mighty Joe moon” de Grant Lee Buffalo, mostram de um modo mais claro a movimentação dos The Life And Times e uma série de tendências dentro do pós-rock, com queda para uma aposta em temas mais flutuantes, menos eléctricos, mais intimistas. “Mighty Joe moon” tem mesmo o condão de nos fazer criar mentalmente um cenário perfeito para um passeio nocturno, de carro, com a janela aberta. Os The Life And Times são um projecto interessante a acompanhar, com a voz quente de Allen Epley (que parece muitas vezes sussurrar confidências) a constituir um simpático cartão de visita para a banda.

As três faixas seguintes pertencem aos Nueva Vulcano, oriundos de Barcelona. Aquando da visita das duas bandas a Lisboa, ficara já a sensação de que os Nueva Vulcano conseguiam tornar-se maçadores por culpa de uma certa falta de originalidade e pela forma limitada com que fazem uso dos intrumentos. Os catalães contam já com quatro trabalho (dois álbums e dois EPs) e a sua contribuição para o split com os The Life And Times não ultrapassa a linha do aceitável.

Os dois primeiros temas, “El beso en el acuario” e “Pablo Rosa”, praticamente não apresentam traços distintivos entre eles e é “Llobarro” que acaba por ganhar o prémio de originalidade para a participação dos Nueva Vulcano: um tema instrumental de dois minutos, numa fórmula extremamente básica apesar de tudo, e com a participação especial de campainhas (ou algo que tenha passado por tal) a condimentar o tema final do trabalho.

A intenção será pôr o CD a tocar e desistir ao fim da terceira música?! Talvez seja o que acontece quando se juntam os The Life And Times – a fazerem música que se encontra num bom estado de maturação – e os Nueva Vulcano – a fazerem música entre o rock e o punk-rock com um resultado enfadonho.

5/10 | Susana Jaulino

Anúncios

~ por hiddentrack.net em 27, Agosto, 2006.

 
%d bloggers like this: