Fat Freddy – s/t (2006)

Os Fat Freddy dizem que “provaram do veneno, mudaram de pele, embarcaram numa viagem espacial e regressaram com duo machine – um ataque hipnótico em tons ancient sci-fi rock”. Três anos depois de Fanfarras do Ópio (2003), regressam com um novo disco sem título, composto por dez temas, todos também sem título, à excepção da cover de “Das Modell” dos Kraftwerk.

Umas das boas surpresas que a música nacional nos reservou para este ano, apesar de serem precisas mais. Isto é uma música hipnótica, que quer ir a todo o lado ao mesmo tempo, sem saber exactamente para onde se dirige. Pegaram nos filmes de série Z que têm lá por casa e criaram a música que mais se lhes adequa. Ouvir este disco é entrar num grande filme de ficção científica manhosa (não é depreciativo) onde nada faz sentido, loucura e harmonia andam de mãos dadas por um universo distante e psicadélico. Todos os temas são instrumentais, vincando ainda mais a sua vertente cinematográfica.

Por entre ritmos devedores do prog-rock, electrónicas embebidas em ácidos, guitarras em completo desvario alucinatório, os Fat Freddy vão nos revelando de como a surpresa é uma das suas armas de arremesso fulcrais.

Com o seu auto-denominado sci-fi rock, os Fat Freddy percorrem os imaginários mais fantasiosos do ouvinte, passando de uma guerra intergaláctica entre seres desconhecidos, a um ambiente circense onde as noções de realidade são violadas num ápice. Na viagem espacial que embarcamos com os Fat Freddy entramos numa espécie de máquina do tempo e do espaço, onde ambos os domínios se vão fundindo nas possibilidades mais remotas e extravagantes. No segundo disco de originais dos Far Freddy tudo é surreal e é com prazer que escapamos para os imaginários lunáticos que esta música nos proporciona.

7/10 | João Moço

Anúncios

~ por hiddentrack.net em 3, Novembro, 2006.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: