Deftones – Saturday Night Wrist

É o quinto título de originais dos americanos Deftones. Baseia-se numa fórmula já existente. É mau? Não, muito pelo contrário. Para quê mudar se eles próprios criaram algo de original e muito singular? Inserem-nos dentro do movimento nu-metal que, juntamente com Korn e Limp Bizkit, transformaram o panorama musical da segunda metade dos anos 90. Mas os Deftones sempre foram diferentes, na exploração de sonoridades, nos temas líricos muito próprios e evasivos, na evolução do colectivo de Sacramento enquanto criadores musicais. Como disse, repetem a fórmula, mas não soa a copiado.

Saturday Night Wrist poderá ser o culminar do experimentalismo nascido de White Pony (2000), notando-se um perfeito “desentendimento” (muito próprio) entre o instrumental e a voz. O que marca mais neste álbum é o quão confortável Chino Moreno se sente enquanto utiliza a sua voz como instrumento, não se limitando a acompanhar os restantes membros. Em “Mein” ou “Kimdracula”, percepciona-se essa distinta qualidade, embora se ouça também em sonoridades como “Xerces” cuja instrumentalização electrónica do teclado a cargo de Frank Delgado apresenta-se como a principal aliado da voz. Algo que também surge e sobressai é a agressividade dos riffs de Stephen Carpenter que, em “Rats! Rats! Rats!” ou no términus de “Beware” soam a puro trash-metal.

No conjunto dos instrumentos de marcação de tempo, parece-me que Chi Cheng ficou uns decibéis abaixo de Abe Cunningham, talvez por culpa deste último que, tal como se nota em “Rapture” parece esmagar a bateria, tal a potência que imprime nos movimentos.

No final de contas este álbum parece, soa a e é Deftones. Crescem a cada álbum como um organismo único onde cada elemento desempenha a sua função. E este não é excepção. Atrevo-me a dizer que poderão estar condenados a ficar na história da música como uma das bandas mais inovadoras. (Pelo menos para a história fica o monólogo de “Pink Cellphone”…)

8/10 | Pedro Miguel Magalhã

Anúncios

~ por hiddentrack.net em 4, Dezembro, 2006.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: