Silverchair – Diorama

Diorama é o sucessor de Neon Ballroom e é lançado no ano de 2001. Se o antecessor deste novo álbum foi um marco na carreira dos Silverchair, então é com Diorama que esse marco se torna realmente sólido.

O que se esconde por detrás do título deste trabalho é, literalmente, um mundo dentro de um (outro) mundo. Faz todo o sentido se avaliarmos a quantidade de distintos passeios que cada faixa nos esconde.

Este álbum é o bilhete para a liberdade dos Chair enquanto artistas de facto. Agora livres das imensas comparações que lhes foram feitas em anteriores trabalhos e que, de algum modo, diminuía o seu verdadeiro potencial, conseguem com Diorama elevar-se ao lugar para o qual trabalharam desde sempre. As expectativas que rondaram a banda desde os seus tempos primórdios foram totalmente superadas.

Em “World Upon Your Shoulders” para além de ter o rótulo de balada, é nela em que Daniel Johns explora a sua capacidade vocal conferindo-lhe o lugar há muito merecido. “One Way Mule” é forte, possante e semi-agressiva circundando os riffs grunge. O lugar desta faixa neste trabalho faz suscitar alguma incongruência. Mas quem é que disse que é imperativa a uniformidade num trabalho? Este deverá valer pelo que é, tal como o artista nos apresenta. E decerto que os Silverchair sabiam o que faziam. Mostraram que sobreviveriam sem os rótulos que lhes estiveram associados. Contudo, com a inclusão desta faixa, parece-me que quiseram deixar uma firme ponte com as composições passadas.

Torna-se, assim, dificultada a tarefa de enumerar mais um par de músicas que seja. Isto porque o álbum é agradável e sem ponta de aborrecimento devido às surpresas que algumas (senão mesmo quase todas as) faixas nos oferecem. A sonoridade de Diorama é peculiar, entranhando-se de forma quase hipnótica o que faz com que se perca a noção do tempo. Isto acontece graças ao som brilhantemente orquestrado que aconchega cada faixa, dando-lhe aquele toque final que faz toda diferença.

8/10 | Maria Rocha

Anúncios

~ por hiddentrack.net em 29, Abril, 2007.

 
%d bloggers like this: