Joanna Newsom ao vivo na Aula Magna

Um ambiente intimista, descontraído e surpreendentemente mágico. Assim foi a aura que envolveu ontem todos os que marcaram presença numa Aula Magna não esgotada, mas confortavelmente composta. Em quase duas horas de espectáculo, Joanna Newsom demonstrou que a genialidade por detrás de Ys não é fruto do acaso.

:: 2 de Maio de 2007

Horas de encantamento e fábulas épicas

Pouco depois da hora marcada Joanna Newsom subiu ao palco da Aula Magna, onde a sua harpa a esperava há muito. Com um sorriso envergonhado olhou o público e deu início ao primeiro tema da noite, “Bridges And Balloons” de The Milk-Eyed Mender (2004). Começava assim o feitiço que nos havia de envolver durante todo o desenrolar do concerto. O tema inédito do recente EP da trovadora, Joanna Newsom & The Ys Street Band, foi a segunda escolha da noite. “Colleen” surge num registo descontraído e alegre, que nos traz à memória a música tradicional celta.

Depois deste preâmbulo sereno e delicado Joanna dirige-se ao público deixando cair o véu que a separava dele e mostrando-se com toda a sua simplicidade e simpatia. Apresentou os músicos exímios que a acompanhavam, uma violista e um percussionista que contrapunham também a sua voz à de Joanna, e um tocador de tambura – um instrumento de cordas da distante Índia – que acrescentava pequenos apontamentos exóticos às melodias de Newsom.

A apresentação do aclamado Ys (2006) inicia-se com a inevitável “Emily”, seguida da curiosa “Monkey & Bear”. A voz de Joanna Newsom irrompe de forma mais tímida e discreta que no registo de estúdio, mas igualmente cativante, não perdendo o que a torna peculiar. Os temas de The Milk-Eyed Mender voltam a marcar presença ao longo da noite, fazendo contraponto com os do enorme Ys. Mais breves e menos elaborados/profundos, colaboravam para o rumo desprendido que a noite tomava. “The Book of Right-On”, “Inflammatory Writ” e “This Side of the Blue” sucederam-se acompanhados de pequenas pausas de conversa com o público ou com os músicos que partilhavam o palco consigo. A audiência seguia todas as palavras proferidas com os olhos colados no palco e um olhar embevecido.

Tal como no álbum, “Sawdust & Diamonds” foi o tema que mais se destacou, arrebatando o público numa chuva de aplausos, uma ovação mais que merecida que Newsom recebeu com um sorriso no olhar, tão encantada quanto o público. O palco ganhou algo de teatral no desenrolar do tema. Os músicos permaneceram imóveis, de olhos fechados até, seguindo a melodia. A figura élfica, encantadora de Joanna ganha luz própria e interpreta-o sublimemente. O seu desempenho é impressionante, salientando-se o estilo muito particular com que toca harpa, já tão notável no Ys e que ao vivo ganhou uma perspectiva tão maior que se torna difícil de verbalizar. Efusão lírica.

O caminho para o final do concerto foi-se desenrolando com mais do primeiro álbum – “Peach, Plum, Pear” e “Clam, Crab, Cockle, Cowrie”. Depois do anúncio do que seria o último tema alguém pede insistentemente pela “Sprout And The Bean”, também de The Milk-Eyed Mender. O pedido não foi satisfeito, mas aumentou a empatia da multidão com a artista, sempre comunicativa e delicada.

O encore foi pedido de pé durante largos instantes e trouxe “Cosmia” consigo. Brilhantemente interpretada, fechou o concerto da mesma forma que encerra o Ys. Melodiosamente triste e serena. Terminou assim a noite, em êxtase e com desejo de mais. E sim, arrepiou-nos.

A noite foi aberta pelo escocês Alasdair Robert, ainda mais ou menos desconhecido do grande público nacional, que conseguiu surpreender. Apresentou-se sozinho com a sua guitarra e encaminhou-nos para uma ambiência mais intimista e melancólica que foi bem recebida pelo público que ia enchendo a sala. Da sua prestação salienta-se a “Waxwing” do seu último álbum, The Amber Gatherers.

Texto e fotos: Sílvia Dias

Anúncios

~ por hiddentrack.net em 2, Maio, 2007.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: