Map Of Africa – Map Of Africa

Quando um DJ/produtor se junta a uma das metades de um projecto de música electrónica, o que é que sairá daí? Supostamente um projecto dentro do mesmo estilo. Pois bem, Harvey Bassett (também DJ Harvey) e Thomas Bullock (uma das metades dos Rub N’ Tug) juntaram-se e formaram estes surpreendentes Map of Africa, que nesta estreia discográfica se entregam ao rock’n’roll. São os dois ingleses, mas decidiram emigrar para a Califórnia e aí iniciar a sua viagem psicadélica pelo rock’n’roll americano, com paragens na folk, no funk e uma visita de médico aos campos da electrónica.

Recuamos aos anos 70 e recuperamos as guitarras incendiárias dos Black Sabbath em “Black Skin Blue Eyed Boys” (uma cover dos Equals), enquanto Harvey com a sua voz seca faz lembrar a espaços o líder dos Sabbath nos seus melhores dias. A viagem pelo alcatrão sujo que percorre os EUA continua em “Gonna Ride”, enquanto em “Dirty Lovin’” ingerimos ácidos enquanto escutamos a guitarra psicadélica de Thomas Bullock.

Já no tema que dá título ao projecto e ao álbum somos contaminados por ambientes pacíficos que se aproximam do dub. Mais à frente em “Get Outta Bed” fazemo-nos acompanhar por Jon Spencer dos Blues Explosion, mesmo que fisicamente não esteja presente, e fazemos uma breve visita aos blues, mesmo que na sombra esteja James Murphy dos LCD Soundsystem a marcar influência.

Map of Africa é surpreendente, pelas características que tem vindo de quem vem, por conseguir chegar a tantos lugares sempre com um espírito rock’n’roll, pelas histórias alucinadas que são cantadas em perfeita sintonia com a música solta de amarras que aqui se ouve. Bela estreia.

8/10 | João Moço

Anúncios

~ por hiddentrack.net em 22, Julho, 2007.

 
%d bloggers like this: