Les Baton Rouge ao vivo na Capricho Setubalense

Para quem se queixa de que não há nada em Setúbal, eis mais uma resposta em contrário: no passado dia 8 de Setembro, as Les Baton Rouge passaram pela cidade, trazendo consigo os Moe’s Implosion e os Exorange. Afinal passam-se coisas em Setúbal. São é muito poucas…

:: 8 de Setembro de 2007

Indiferente às romarias que se fizeram no passado fim-de-semana à Quinta da Atalaia, a “velhinha” Capricho Setubalense voltou a proporcionar mais uma grande noite rock à cidade de Setúbal, com o selo da Experimentáculo. Foram três os projectos que pisaram o palco da Capricho: primeiro, os Exorange; depois os Moe’s Implosion; e por último, os muito aguardados Les Baton Rouge. Vamos então por ordem.

Os Exorange são um sexteto de Setúbal que começam aos poucos a fazerem-se ouvir. Talvez por estarem a jogar em casa, entraram em palco descontraídos e com o “à-vontade” suficiente para não vacilarem perante a pressão de abrirem as hostes daquela noite. E bastou pouco mais do que duas músicas para cativarem todos os outros que não os conheciam. Com uma electrónica mais orgânica do que seria de esperar e liderados pela portentosa voz da vocalista Rita, os Exorange teceram várias teias musicais, que começaram por juntar o público e a puxá-lo para mais perto do palco. Lembrando por vezes a pop-electrónica dos Goldfrapp, os Exorange provaram porque são já um dos mais promissores valores emergentes de Setúbal.

Apesar de serem naturais do Montijo, também se podia dizer que os Moe’s Implosion estavam em casa, ou não tivesse sido naquele mesmo palco que arrecadaram o primeiro lugar da última edição do Concurso de Bandas de Setúbal. Jovens com muita garra e vontade de celebrar o rock’n’roll, os Moe’s Implosion compensam a falta de experiência com muita atitude, algo que o vocalista leva muito a sério, não parando um minuto em palco, quer seja a saltar, a dançar ou apenas a gesticular. E muito.

Na bagagem vinha Morningwood, o EP de estreia da banda, ainda quente por ter acabado de sair da prensagem há poucos dias. Mas nem por isso impediu que os fãs fiéis da primeira fila já entoassem os refrões em uníssono. Com um pé no punk-funk dos Red Hot Chilli Peppers e com outro no rock visceral dos Stooges, os Moe’s Implosion vêm mostrar ao país que a margem sul não é só o fértil terreno da cena emo/screamo/hardcore (escolher o que lhe parecer mais indicado). E se a casa não veio abaixo, pelo menos o tecto ameaçou ceder, quando caíram vestígios de reboco.

Por fim, os Les Baton Rouge, a seminal banda punk que na década de 90 deu que falar na cena underground nacional e internacional e que nos últimos anos se têm juntado regularmente, para gáudio dos fãs. Liderados pela carismática vocalista Suspiria Franklyn (actualmente, uma das mais iconográficas figuras femininas do rock internacional), o quarteto subiu a palco sob uma grande salva de aplausos e gritos de incentivo. As influências dos Les Baton Rouge detectam-se à distância: a new wave nova-iorquina, circa final dos anos 70 (com os Gang Of Four à cabeça – a t-shirt do guitarrista James Jackett não era por acaso); o glam-rock do outro lado do Atlântico de gente como os New York Dolls; e o punk-rock simples e directo, do qual os Ramones foram os reis e senhores.

Em frente ao palco, o mosh pit abriu-se e rebentou numa explosão de rock’n’roll, liderada em cima do palco pela facção feminina dos Les Baton Rouge – a vocalista-guitarrista Suspiria Franklyn e a baixista Elle W. O concerto fez-se sobretudo com o álbum My Body – The Pistol, mas foram músicas como “Women Don’t Stop” e “Chloe” que levantaram mais pó junto do irrequieto público. No final, os despojos do concerto eram visíveis. E isto para não falar dos corações partidos que as meninas dos Les Baton Rouge deixaram espalhados no chão da Capricho Setubalense.

texto: Pedro Soares
fotos: Vítor Nascimento

Anúncios

~ por hiddentrack.net em 8, Setembro, 2007.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: