The Legendary Tiger Man ao vivo na Galeria ZdB

Tendo como premissa inicial o trabalho do guitarrista Paulo Furtado (dos Wraygunn, aqui sob o nome de Legendary Tiger Man) Fuck Christmas, I Got The Blues (2003), a Galeria Zé dos Bois recebeu o músico de Coimbra, à semelhança do que acontecera em 2006, para um concerto de Natal, no próprio dia 25 de Dezembro. Já se sabe que esta data já não é bem o que era e foi uma salinha praticamente esgotada que recebeu a fusão blues e rock n’roll a que Paulo Furtado já nos habituou.

:: 25 de Dezembro de 2007

Três guitarras, uma tarola e um bombo, dois microfones (um deles radiofónico) e o curioso kazoo (que fez as delícias de todos em “Big Black Boat”) compunham o palco destinado apenas a Paulo Furtado. Quem já assistiu a concertos dos Wraygunn, sabe bem que o senhor Furtado (além de ser um excelente músico) é capaz de fazer o que lhe passar pela cabeça em cima do palco. É sabida também a sua propensão para transformar os concertos numa espécie de tertúlia. Com o seu projecto a solo, as movimentações em palco e as incursões pelo público são nulas, dado que o músico controla a totalidade dos instrumentos em palco. Perde-se em coreografia, ganha-se na comunicação, e o concerto de dia 25 ganhou todos os contornos de um showcase para um grupo restrito de admiradores.

Apresentando-se largos minutos depois da hora marcada, foi com “Someone Burned Down This Town” que Paulo Furtado fez a abertura do concerto que se estendeu até depois da uma da manhã. Atrás do músico, um ecrã projectava pequenos filmes (alguns deles realizados pelo próprio) que acompanhavam cada tema, à excepção dos que o senhor Furtado designou como “temas em blackout”. Com os blues em destaque, Paulo Furtado foi tocando de forma descontraída temas dos quatro álbuns editados em nome de Legendary Tiger Man. Sempre com um sentido de humor refinado, chamando a atenção para os próprios “pregos” ou fazendo comentários acerca dos que se aglomeraram à janela da ZdB, ouviram-se “Masquerade”, “Walkin’ Downtown” ou “Love Train”.

Foi preciso esperar pelo final do segundo terço do concerto para ouvirmos a fabulosa “Naked Blues”, tema título do álbum de 2004 que antecedeu o mais recente Masquerade (2006). O tema foi acompanhado pelo vídeo, que é de resto muito curioso, fazendo justiça ao título da música. “Naked Blues” deixou espaço para “Honey, You’re Too Much”, seguida dos portentos “Bad Luck Rhythm’ N’ Blues Machine”, “Your Life Is A Lie” e “Big Black Boat”. Mais uma vez no tom carismático que é só por si a imagem de marca do guitarrista, o músico retira-se de forma plenamente ensaiada, como que combinando com o público o já esperado encore. Uma saída de pouco mais de meio minuto, para fechar o concerto com “Lust”, “Break My Bones” e “She Said”, este último um tema do músico Hasil Adkins, falecido em 2005.

Inesperada foi a não inclusão do tema “Fuck Christmas, I Got The Blues” no alinhamento concerto com que Paulo Furtado brindou a assistência. Nada que tenha, no entanto, feito estragos. Cerca uma hora de música simples, com personalidade e que a todos deixou mais aconchegados no rescaldo de mais um Natal. Era o que se pedia.

Alinhamento:
“Someone Burned Down This Town”
“Masquerade”
“I Got My Night Off”
“Crawdad Hole”
“Walkin’ Downtown”
“Love Train”
“Let Me Give It To You”
“Make You Mine”
“Route 66”
“Blue Moon Baby”
“The Whole World’s Got The Eyes On You”
“Mannish Boy”
“Naked Blues”
“Honey, You’re Too Much”
“Bad Luck Rhythm’ N’ Blues Machine”
“Just A Man”
“Your Life Is A Lie”
“Big Black Boat”
Encore:
“Lust”
“Break My Bones”
“She Said”

texto e fotos: Susana Jaulino

Anúncios

~ por hiddentrack.net em 26, Dezembro, 2007.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: