RF & Lili De La Mora – Eleven Continents

Primeiro veio o artwork, ao contrário do que é normal. Mijn Schatje é a mente por de trás da imagem que nos leva até à música. Serena e melancólica, a ilustração criada remete-nos para viagens incessantes, intermináveis, por lugar exóticos, com toques de contos de fadas. Eleven Continents é mesmo assim. Depois veio o precioso autocolante, no invólucro do CD, que anunciava a participação de, entre outros, Joanna Newsom. Quem conhece e aprecia o trabalho da talentosa harpista, sentir-se-ia imediatamente impelido a conhecer o conteúdo da obra. Foi o que aconteceu.

Eleven Continents é a primeira experiência conjunta do multi-instrumentalista Ryan Francesconi (teclas, guitarra e baixo), já nosso conhecido da Ys Street Band do último EP de Newsom, e de Lili De La Mora (The Year Zero), vocalista de voz suave. Para os ajudarem nesta demanda, a dupla convidou uns quantos amigos, entre os quais, a já referida Joanna Newsom e Fabiola Sanchez (Familiar Trees), que com a sua voz traz mais corpo às letras de Lili De La Mora.

Claramente acústico, fortemente ambiental, Eleven Continents embala-nos durante cerca de quarenta minutos, literalmente. “Through The Trees” não nos traz apenas uma primeira impressão do álbum, uma boa impressão, por sinal. Traz-nos aquela que é a essência do projecto de RF & Lili De La Mora. Depois de ultrapassarem a primeira etapa da viagem por este mundo, não esperem grandes mudanças ou inesperadas surpresas. As vozes de Lili e Fabiola manter-se-ão fiéis a si mesmas, num registo homogéneo e equilibrado, que por vezes pode roçar o monótono. São vozes que sussurram, ideais para tardes frias e escuras, em sofás acolhedores.

Existem, claro, temas que sobressaem. “Fascinated”, onde predomina a guitarra, demonstra ser mais espevitado e corta um pouco com a sonoridade-mãe do álbum; e “Eleven Continents” eleva exponencialmente o que este álbum tem de mais sublime, mas este é, sobretudo, um álbum coeso. Se quiserem sossegar o corpo e a mente, encontrarão aqui a banda sonora ideal.

7/10 | Sílvia Dias

Anúncios

~ por hiddentrack.net em 15, Janeiro, 2008.

 
%d bloggers like this: