Why? – Alopecia

Why? começou a ser conhecido por um projecto paralelo de Yoni Wolf, fundador da Anticon, editora de hip hop underground mutante, e também por ser membro dos, entretanto extintos, cLOUDDEAD. Ao segundo álbum o projecto amealhou mais três membros: Josiah Wolf, na bateria, Doug McDiarmid, multi-instrumentista, e Matt Meldon, na guitarrra.

Agora, chegado o terceiro álbum, as estruturas do hip hop continuam presentes, sendo a partir delas que estes quatro músicos vão limando linguagens sonoras como a folk, rock e indie pop.

Alopecia é um disco de histórias pesadas, extremamente intimas de quem as canta e conta e, à medida que o disco se vai desenrolando, essas mesmas histórias passam a tornar-se bastante pessoais ao próprio ouvinte.

A embrulhar estas histórias de caos e desilusão profunda ouve-se uma confusão sonora perfeita. Paradoxo? Certamente mas, tal como já nos tínhamos apercebido noutros registos, é quando a hibridez musical domina, quando vários registos sonoros se fundem em estruturas complexamente melodiosas e, ainda assim, conseguem criar canções pop, é assim que a música evolui de forma criativa.

“The Hollows” é, muito provavelmente, o momento alto de todo o disco. Guitarra e bombo a marcarem um ritmo em suspense, enquanto que a determinada altura entram pianos e teclados vintage, até que o piano corre durante poucos segundos a alta velocidade, pensando o ouvinte que vai atingir ali o clímax, quando este ainda está para vir. Por trás de tudo isto coros femininos coros femininos como se fossem as Ronettes do Phil Spector, embrenhadas em nevoeiro.

Um excelente disco pop também pode ser isto: um conjunto de canções com melodias sinuosas, onde violinos, guitarras, xilofones, pianos, bateria se junta para atraiçoarem o ouvinte e este maravilhar-se com uma forma de criar canções pop insana e formosa.

8/10 | João Moço

Anúncios

~ por hiddentrack.net em 7, Abril, 2008.

 
%d bloggers like this: